24 de setembro de 2009

O mais velho, e o mais novo

A novela Caminho das Índias, mostrou um lado da índia, que hoje não existe com tanta intensidade, e que muitas pessoas não conheciam. Mostrou também, que na cultura indiana, o que uma pessoa mais velha fala, é fato. Mas mostrou também, que a mais velha (na novela) que mais falava em costumes, de como os firangis estrangeiros levavam os indianos para (como nós dizemos) o mal caminho, era contra dalits, e muitas outras historias, que quem acompanhava a novela sabe. Mas no fim, ela fez as mesmas coisas que maya, que ela julgou, e que foi julgada para a familia toda. Ela errou e não foi julgada, apenas por ser mais velha.
Assim como nós precisamos admitir que aprendemos muito com eles, as pessoas mais velhas, precisam admitir, que ainda aprendem conosco, os mais novos, que eles julgam tão 'dês sabidos'.
Eu não entendo. Uma pessoa mais velha que eu, que cometeu erros tão graves quanto os meus, não merece ser julgada como eu, por que.. é mais velha? Não é correto isso.
Eu não sei aonde, mas eu li em algum lugar, que um dia, todo mundo aprende que maturidade, não depende de quantos aniversários você já comemorou, mas das experiências você já teve na vida. Pessoas mais novas, podem sim ter razão em alguns momentos, podem sim saber mais que pessoas mais velhas, e merecem tanto respeito com elas, se, elas agirem com respeito, saberem que pessoas mais velhas, merecem respeito, e que podem sim ter razão em alguns momentos e podem saber mais que elas.

Nenhum comentário: