9 de março de 2014

Para se encontrar, é preciso se perder.

Perder a si mesmo é a coisa mais difícil, e mais fácil que se tem pra fazer na vida. A gente não percebe que ta virando alguém diferente, e quando vê, na maior facilidade, já não é mais a mesma coisa. Daí começa a parte difícil: aceitar que não se é mais quem se achava que era. E agora? Como que faz pra aceitar quem a gente é? Não é fácil, não é simples... É mais difícil ainda se achar dentro dessa pessoa diferente, do que aceitar que nos tornamos uma pessoa diferente.

O tempo que leva para nos darmos conta de que nos perdemos de nós mesmo é grande, mas não grande o suficiente para que esqueçamos totalmente quem éramos uma vez. Quando percebemos isso, é preciso uma breve nostalgia para que seja possível começar a fase de recuperação e de libertação do casulo. Que normalmente acontece em três longos estágios.

O primeiro passo é a aceitação: Temos que aceitar que mudamos, e aprender a lidar com essa pessoa nova, com os sonhos e as vontades que essa pessoa que se instalou dentro de nós tem. O segundo passo é o amor. É preciso aprender a amar incondicionalmente essa pessoa, para que a partir de então ela tenha sonhos novos, amores novos e metas novas. O ultimo passo é se encontrar dentro dessa pessoa nova, e fazer com que não seja mais uma pessoa nova, e sim quem nos tornamos.

Então temos nossos sonhos, nossas metas e vontades. Nesse estágio descobrimos que as coisas são possíveis, e aprendemos a lidar com a situação. Começamos a perceber um mundo todo ao nosso redor, e saímos daquele casulo vazio e escuro que estávamos, e percebemos que existe luz e movimento na vida, não só na dos outros, mas na nossa também.

A única coisa capaz de fazer com que tenhamos força de vontade para deixar de lado o casulo que nos tornamos, é o amor. Seja o amor que sentimos por nós mesmos, pela nossa família, pelos amigos, ou o amor que sentimos por nosso companheiro. Talvez todos esses amores combinados. E é nesse momento que percebemos que somos amados, e que  somos capazes de retribuir esse amor apenas de fora do casulo.

Fica muito difícil retribuir amor quando estamos dentro do casulo, pois a visão que temos do mundo fica embaçada pelas duvidas e tristezas que o fato de se perder levam pra dentro de nós. Perder a si mesmo é difícil, é complicado. Mas é necessário para que possamos valorizar a vida do lado de fora.

Nenhum comentário: